FAQ – Respostas a perguntas frequentes
EMail

1)   Sou profissional da educação básica, educação infantil, e acho super importante o estudo da física com os menores. As disciplinas que estabelece na escola que atuo e dentro do ciclo de formação humana por área de conhecimento. E uma delas Ciências da natureza, posso ingressar nesse mestrado? mande resposta.

Não ficou clara na pergunta qual é a sua formação. Este mestrado requer conhecimentos de Física, tanto para ser aprovado na prova escrita de conteúdo, a ser realizada no dia 27/07/2014, quanto para acompanhar as disciplinas de pós-graduação, no nível da bibliografia apresentada na página do Programa.

2) Há uma previsão para o lançamento de editais que contemplem a matrícula de alunos especiais, ou seja, aqueles alunos que ainda não cumprem os requisitos exigidos para a matrícula no programa, mas que gostaria de cursar as disciplinas?

Não haverá Edital Nacional para alunos especiais. É possível os polos aceitarem alunos especiais, respeitadas as regras da Instituição sede, mas tais alunos só serão aceitos no MNPEF quando aprovados em um processo seletivo do MNPEF.

3) Possuo formação acadêmica em Física- Licenciatura e encontro-me atualmente atuando como tutor a distância de disciplinas de Física do curso Semi presencial de Licenciatura em Física da UFC Virtual.Gostaria de saber se esta função em cursos de graduação à distância pode ser contabilizada como efetivo exercício de docência em Física no ensino superior. 

O MNPEF requer atuação em sala de aula da rede regular de ensino. Somente se as vagas não fossem preenchidas o (a) sr(a) seria contemplado.

4.1) Gostaria de saber se o plano de curso que se refere no edital do mestrado nacional é o pré- projeto que o aluno tem que apresentar?

4.2)Em qual linha de pesquisa deverá ser esse plano de curso? poderia dá um norte? 

O plano de curso refere-se ao que o candidato pretende fazer durante o curso. Pode ser considerado um pré-projeto, mas de um mestrado profissional, em que deverá ser gerado um produto educacional a ser implementado em sala de aula. Alguns polos definiram regras mais específicas para a Defesa de Memorial, de modo que é mais seguro verificar na página do polo em que o candidato pretende se candidatar se há normas mais específicas.

4.3) Fala-se no edital do mestrado Nacional que o aluno em semestre final do curso poderá participar da seleção, mas no item 2.4 diz que no ato da matrícula o aluno terá que ter concluído o curso, mas semestre em curso não é todo o 2014.2? Por que no meu caso só vou concluir no final de novembro. Como vocês poderão me darem maiores informações e esclarecimento? Para poder participar desta seleção?

Esta seleção é para alunos que concluam seu curso de graduação até a data de entrega da documentação. Alunos que concluam em novembro do corrente ano terão que aguardar uma próxima seleção.

5) Tem como ser enviado as resoluções das questões abertas da parte II,do mestrado do ano passado.

Não, não foi fornecido gabarito para as questões dissertativas da primeira seleção.

6) É necessário que os polos publiquem os editais locais no diário oficial?

Não é suficiente que publiquem na página do polo, além da página do MNPEF.

 

7)

1- professores da rede privada;

2- professores da rede pública estadual, porém voluntário, ou seja, não recebem vencimentos, mas atuam regendo a disciplina em escolas estaduais (não é estágio, eles são os professores da escola, porém sem vencimentos);

3- professores da rede pública federal, voluntários, atuando no ensino básico de física no próprio IFES, sem vencimentos, mas com portaria de professor voluntário e regendo turmas sozinhos.

Nos três casos todos podem se candidatar a uma vaga do MNPEF?O perfil 2 e 3, poderão pleitear bolsa?

Professores da rede privada podem se candidatar a vagas, mas não receberão bolsas.Não entendemos bem a situação desses “professores voluntários”. Parece-nos indispensável que eles sejam capazes de apresentar um documento oficial das escolas em que ensinam, atestando a vinculação, com número de registro. Neste caso se poderá pleitear bolsas para eles.

8) Gostaria de saber se será disponibilizado pelos polos o modelo de memorial que deve ser entregue junto com os outros documentos.Desde já obrigada

Cada polo pode optar por oferecer ou não um modelo de memorial. Em linhas gerais, um memorial para a seleção do MNPEF deve descrever as atividades realizadas pelo candidato que estão diretamente ligadas à sua experiência docente. Relatar experiências e refletir sobre elas pode ser um caminho. Menção a cursos de especialização ou outras pós graduações também pode ser feita. Sugere-se que se o candidato confira na página do polo do seu interesse se há alguma informação sobre o memorial.

9) Sou professora de Física para ensino médio, mas não concursada, pelo PSS do NRE Londrina. Posso participar?

Qualquer professor de Física da educação básica pode candidatar-se a uma vaga no processo seletivo do MNPEF, independentemente de seu vínculo. Às bolsas da Capes, contudo, só podem se candidatar professores em exercício no ensino de Física em instituições pública.

10) Gostaria de saber mais informações a respeito do plano de trabalho, visto que o edital recém publicado não especifica os itens, a estrutura, a abordagem e nem o número médio de páginas que esse documento deve conter. Procurei nos nas diferentes páginas do Programa, mas não obtive sucesso. Haveria um link disponibilizado com tais informações ?

O plano de trabalho deve mencionar seu interesse em realizar o MNPEF aliado a temas da Física sobre os quais gostaria de aprofundar seu conhecimento para a realização de atividades em sala de aula com alunos da educação básica. Sugere-se que confiram se há alguma informação na página do polo.

 

11) Candidatos que não estejam exercendo docência (recém formados que ainda não prestaram ou passaram em algum concurso, por exemplo) podem realizar o processo seletivo e se matricular? O item 2.2 do edital nacional não contempla esses casos, pois o estudante já se formou, porém não trabalha ainda. Consideramos que pessoas com este perfil seriam bons candidatos e gostaríamos de poder incluí-los em nosso corpo discente. 

O foco do MNPEF são professores em exercício, de preferência com alguma experiência profissional. Sendo um grande programa nacional, é preciso impor normas e prazos iguais para todos. Por isso a exigência de comprovante de exercício já nas inscrições.

12) A homologação das inscrições para a segunda etapa é feita pelo comitê de seleção do polo?

Sim, cabe à Comissão de Seleção Local verificar se os todos os documentos exigidos foram entregues.

13) Você sabe me dizer se o curso de Biologia foi considerado “áreas afins” no processo seletivo passado?

Não sabemos dizer se houve algum formado em Biologia que tenha se interessado. A prova escrita é sobre conteúdo de Física, no nível das referências que constam no Edital. E há no curso várias disciplinas obrigatórias de Física, no nível das referências que constam na página da do MNPEF, de modo que um aluno que só tenha formação em Biologia provavelmente terá grande dificuldades de cursá-las.

14) Uma dúvida me assombra. Criamos internamente o Programa de Pós-graduação em Ensino de Física no IFES, tudo certinho. Quando formos emitir o diploma de Mestrado a CAPES automaticamente reconhecerá o diploma? Em virtude de sermos credenciados como polo do MNPEF? 

Sim, o diploma será conferido pela sua Instituição e terá reconhecimento da CAPES.